Dicas
dos
Especialistas
Márcio Tannure - Ortopedista
Áreas de risco

Difícil encontrar um corredor que nunca tenha se lesionado – mesmo que de forma suave. A corrida é um esporte que exige muito da nossa estrutura óssea e muscular, deixando vulneráveis, sobretudo, três regiões: os joelhos, o quadril e os tornozelos.
 

Quando corremos, nossos joelhos, que são a zona mais suscetível às lesões nesse esporte, recebem um impacto de até seis vezes o nosso peso. Para proteger essa região, quatro dicas importantes:

1. Use um tênis com um bom amortecimento. Isso atenuará o impacto da aterrissagem sobre as articulações.

2. Corra com uma postura correta. O desequilíbrio postural pode sobrecarregar mais um joelho (ou a lateral do joelho) do que outro. Exercícios educativos de corrida ajudam a melhorar a postura.

3. Faça um trabalho de fortalecimento muscular para os membros inferiores com ênfase no quadríceps e bíceps femoral/posterior (parte da frente e parte de trás da coxa, respectivamente). Uma boa musculatura envolve e protege as articulações do joelho, ajudando a prevenir tendinites e entorses.

4. Quaisquer que sejam os exercícios de fortalecimento, não exagere na carga. A evolução deve ser gradual para não sobrecarregar outras regiões também, como a lombar e a cervical.

Quanto à região do quadril, ela está exposta à bursite trocantérica (inflamação nos tendões da região lateral do quadril) e à síndrome do impacto (forte dor na região da virilha, frequentemente confundida com distensão muscular). Para proteger a região, vale fazer um trabalho de fortalecimento do abdômen, glúteos e os músculos adutores da coxa. Exercícios de pilates contribuem para melhorar a postura durante a corrida, além de aumentar a consciência corporal e fortalecer a região do quadril.

Já o tornozelo está muito vulnerável a entorses e tendinites, sobretudo quando o corredor aterrissa de forma errada. A área mais exposta é a do tendão de Aquiles. Aqui, o que resolve mesmo é fazer exercícios de propriocepção (como pular na cama elástica) e de equilíbrio.

Em síntese: correndo, você está vulnerável às lesões. Para atenuar esse risco, musculação, educativos e uma planilha que respeite seus limites físicos são fundamentais. Peça ao seu treinador para olhar o modo como você corre (isso ajudará você a melhorar a postura) e visite um ortopedista uma vez por ano ou quando sentir dor.

* Márcio Tannure é ortopedista especializado em medicina do esporte. Além de ser membro da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, atua como ortopedista no Clube de Regatas Flamengo e é coordenador médico das categorias de base da Confederação Brasileira de Futebol.
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